Instituto Qualidade no Ensino

O IQE é uma associação civil de caráter educacional e de assistência social que trabalha em pareceirias para a melhoria do processo do ensino e da aprendizagem nas escolas da rede pública.

Em São Bento do Una, inicia-se o trabalho com a implatação do Programa Qualiescola que visa à melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem dos alunos de escolas públicas do Ensino Fundamental, por meio de um conjunto de ações articuladas de intervenção na prática escolar. O Qualiescola possui duas versões, o Qualiescola I para os anos iniciais do Ensino Fundamental, trabalhando Língua Portuguesa e Matemática e o Qualiescola II, que além de Língua Portuguesa e Matemática, pode também trabalhar com as disciplinas de Geografia, História e Ciências e é focado em alunos dos anos finais, 6º a 9º ano. O Programa Qualiescola desenvolve 5 ações principais:

  • Formação continuada de professores em serviço, por meio de oficinas presenciais e estudo de materiais de apoio durante os dois anos e meio de duração do Qualiescola.
  • Assessoria aos gestores escolares, que participam de oficinas periódicas focadas na melhoria da gestão escolar.
  • Avaliação de aprendizagem dos alunos, conduzida a cada seis meses, para acompanhar a evolução da aprendizagem e orientar o planejamento escolar.
  • Reforço escolar, com materiais adequados a características e ritmos de aprendizagem diferenciados.
  • Construção da gestão participativa, por meio da formação de Conselhos Gestores, Consultivos ou Comitês em que se reúnem representantes da escola, de pais e da comunidade, das empresas parceiras, secretarias de Educação e do IQE, para avaliar as ações do Programa, ampliando a capacidade de interação da escola com seu entorno.

O programa Qualiescola é o aperfeiçoamento do programa Qualidade na Escola (PQE). Neste programa, o IQE realizava a formação direta dos professores, mas para que o projeto pudesse ter uma abrangência maior, o instituto desenvolveu o Qualiescola, que passa a ter a figura dos

formadores, profissionais indicados pela Secretaria de Educação que são capacitados pelo IQE para atuarem como formadores de professores. Desenvolvido num período de pelo menos 30 meses, combina formação à distância e presencial. Para que o programa se tornasse tão eficiente quanto deveria, foi necessário desenvolver uma série de materiais tanto para dar apoio e suporte aos formadores, como para permitir ao instituto avaliar e medir a eficácia do programa implantado.

Equipe de Formadores Municipais do Instituto Qualidadeno Ensino